Septoloplastia

 
 


A septoplastia é a cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal, com objetivo de melhorar a respiração nasal. O septo nasal é a parte que está no centro e divide o nariz. É formado por osso e principalmente cartilagem.

A respiração nasal é de extrema importância, tanto na infância para o correto crescimento facial, quanto na vida adulta para melhorar a qualidade do sono e de vida como um todo.

Para avaliação correta do desvio é necessário análise clínica, exame físico e avaliação detalhada da cavidade nariz com a videonasoendoscopia. Isso detalhado permite a visualização das estruturas chave da cavidade nasal e a sua relação com a respiração nasal.

O uso de aparelhos endoscópicos e a abolição do uso de tampão nasal após o procedimento, elevou a cirurgia de desvio de septo a outro patamar. Um pós operatório mais confortável, com rápida recuperação e praticamente indolor.

A septoplastia é frequentemente associada à cirurgia plástica do nariz, unindo assim o prazer da harmonia estética com o prazer da boa respiração nasal.

Os motivos pelos quais se indica a septoplastia são baseados na queixa do paciente, que frequentemente refere obstrução nasal quase que constante, sem não melhora com uso de medicamentos. Alguns pacientes se queixam de nariz torto associado ao nariz entupido. Pacientes que desejam uma melhora funcional e, algumas vezes, estéticas do seu nariz, são bons candidatos.
 
 

A Cirurgia



A cirurgia pode ter incisões externas ou apenas internas, a depender do caso a ser abordado. Duração de aproximadamente 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. A cirurgia se inicia com o processo de separa a cobertura, para que se exponham todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a remodelagem das áreas desviadas, a cobertura é reposicionada.

Cirurgia de nariz tem pouco risco e pode ser feito como um procedimento ambulatorial com sedação ou anestesia geral, todos em centro cirúgico. Complicações com o sangramento nasal são raros, mas podem existir.

A alta geralmente é dada após 5-6 horas de observação do término do procedimento.


 
 

A Recuperação



Repouso relativo deve ser mantido por 48 horas após a cirurgia. Neste período é normal a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz ou garganta. Atividade física leve deve ser iniciada somente após 10 dias.

É importante a limpeza nasal rigorosa especialmente no primeiro mês após o procedimento cirúrgico. Neste período será necessário retorno semanalmente ao consultório, para que sejam removidas crostas que por ventura venham a se formar.

Aos poucos, o paciente começa a experimentar a sensação de respirar pelo nariz. sensação prazerosa, recompensadora e gratificante para os portadores de obstrução nasal.

Muitas pessoas passam anos e anos insatisfeitas com a sua respiração nasal, apenas para descobrir que a cirurgia de correção do desvio de septo é muito mais simples do que imaginavam. Não espere mais tempo. Entre em contato conosco e agende uma consulta.