Bichectomia

 
 


A bichectomia é a cirurgia em que se realiza a retirada total ou parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma de cada lado da boca/bochecha, entre o maxilar e a mandíbula. Também chamadas de gordura ou bola de Bichat, essas bolsas de gordura estão presentes no organismo não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é puramente estética e para quem deseja ter um rosto mais afilado e marcado, evidenciando o côncavo formado entre as projeções ósseas do zigomático (das maçãs do rosto) e da mandíbula.

Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clínica pelo cirurgião, para que se avalie a indicação e as expectativas da paciente quanto ao resultado, já que o afilamento da face pode ser discreto se não aliado a outros procedimentos (como preenchimento faciais, por exemplo).

A cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca (pela melhor cicatrização e não formação de cicatrizes na face). Se não for associada a outras cirurgias de maior porte, pode ser realizada com anestesia local e sedação. O paciente recebe alta logo após o procedimento (dura em média de 1 hora) e sai sem curativos ou faixas compressiva. Na maioria das vezes, não há necessidade de retirada dos pontos, que tendem a ser absorvidos pelo organismo.

O paciente normalmente não fica com hematomas e, por não ser é uma cirurgia limitante, pode-se voltar ao trabalho em poucos dias, a depender das particularidades de cada paciente e do seu trabalho.